O momento de projetar uma área verde para obra, edifício ou imóvel comercial, pode gerar uma grande dúvida, tanto pela variedade de opiniões de vizinhos e amigos, como também pela escolha de qual profissional contratar. O que geralmente acontece durante esse processo é diversas ideias virem à tona, ainda meio abstratas, que dão forma ao jardim dos sonhos.
Para materializar esse sonho, muitas pessoas recorrem a um paisagista. Já outras, a um jardineiro. Entretanto, o que muitas não ponderam é que esta decisão pode comprometer, de maneira definitiva, o desejo do cliente. É importante, assim, esclarecer uma confusão muito comum: qual a diferença entre o trabalho de paisagistas e jardineiros?
O que faz um paisagista?
Cabe ao paisagista, nesta situação, realizar o desenvolvimento do projeto. É este profissional quem é responsável por orientar, planejar e preservar os espaços livres, sejam eles internos ou externos. Dessa forma, o acompanhemento e/ou a administração das obras de jardins é função gabaritada para os paisagistas, que dão total respaldo técnico para implantação dos jardins. Logo, o projeto de paisagismo em áreas verdes é fundamental do mesmo jeito que um projeto de arquitetura é necessário para a construção de uma casa.
O que faz um jardineiro?
Por outro lado, o jardineiro lida com o cultivo e plantio das espécies vegetais escolhidas para o projeto, ajudando na manutenção do jardim. Ele que aplica os conhecimentos ligados às espécies, ao controle de pragas e poda, cuidando da irrigação e de outras tarefas e cuidados do dia a dia mais relacionados à manutenção. Quem realiza a jardinagem concretiza a obra conforme o projeto e orientação do paisagista, garantindo que o jardim permaneça saudável. Este profissional é peça-chave para o alcance do projeto desejado pelo cliente.
Qual o momento ideal de contratar cada profissional?
Muitas pessoas não sabem qual o momento certo para inserir estes profissionais no período da obra, confundindo o papel do jardineiro com o de um paisagista, arriscando o sucesso do projeto. Mesmo sendo parte fundamental para o mercado paisagístico, o jardineiro é procurado numa etapa inadequada por duas razões: incompreensão do cliente sobre qual o melhor método de executar um jardim ou por, muitas vezes, o serviço de jardinagem ser mais barato do que o prestado por um profissional do paisagismo.
Sendo assim, vemos que ambos os profissionais são essenciais para os serviços paisagísticos, complementando um ao outro em suas funções. Todos eles têm espaço para atuar na área referente à suas atribuições. O que realmente vale lembrar é que existe um momento exato de inserir jardineiros e paisagistas para execução de suas atividades, buscando sempre prezar pelo que cada um tem a oferecer de melhor.
E aí? Ficou com interesse em fazer um projeto de paisagismo para a sua empresa, condomínio ou residência?
Entre em contato por Whatsapp pelo número (48) 99963-5999, ligue para (48) 3244-1293 ou então preencha o formulário de contato.