No Brasil, a cultura do jardim de inverno ainda não possui tanta adesão quanto em outros países ao redor do mundo, isso porque o clima do nosso país é, sobretudo, propício para jardins externos. Entretanto, existe uma tendência crescente de trazer esse ambiente verde para o interior de casas e apartamentos.
Uma das razões dessa tendência é devido ao tamanho dos terrenos, que são cada vez menores, não permitindo a criação de grandes jardins e fazendo com que proprietários de imóveis optem por cultivá-los dentro da própria casa. Algo que contribui também para aumentar a iluminação interior e trazer uma ventilação natural para os ambientes da residência.
Além disso, outro motivo para ter um jardim de inverno é a segurança e a privacidade que oferece ao espaço, também priorizando a paisagem no interior da residência. Assim, em vez de construir uma casa com o jardim ao fundo, os arquitetos e paisagistas projetam as residências integradas ao jardim, trazendo essa área antes externa para o ambiente interno.
Mas antes de escolher que espécies de plantas estarão no seu jardim de inverno, é preciso ter em mente quais as características do lugar que será instalado o jardim. Dependendo da iluminação natural do ambiente e as especificidades da planta, o jardim poderá ficar na sombra da escada, ou próximo à janela, em uma varanda ou abaixo da iluminação de uma claraboia, telhas transparentes e janelas amplas.
Espécies de plantas para ambientes iluminados
Em caso de jardins com maior exposição ao sol, as suculentas são as plantas mais recomendadas, graças à facilidade na sua manutenção e cuidado. Elas pertencem à família das cactáceas, ou seja, têm características semelhantes às dos cactos, como a capacidade de reservar líquido no interior das suas folhas, o que as deixa mais espessas. Entretanto, diferente dos cactos, as suculentas não possuem espinhos.
É importante manter as suculentas próximo de janelas, onde há bastante iluminação do sol. Geralmente, nos projetos de jardim de inverno, esta espécie é cultivada em painéis verticais, ou então em vasos.
Além das suculentas, confira também outras plantas ideias para espaços com bastante iluminação:
A avaliação de um paisagista ou arquiteto para cada caso é um detalhe importante pois há vários requisitos importantes a serem considerados para a escolha das espécies a serem aproveitadas para o seu projeto.
Espécies de plantas para ambientes sombreados
Já se o seu jardim de inverno recebe pouca iluminação, plantas como as Orquídeas, Violetas, Babosa-de-pau (Philodendron martianum) e a Bromélia (Guzmania ligulata) podem se adaptar bem à meia-sombra, em lugares em que haja no mínimo luminosidade indireta, para que possam realizar a fotossíntese.
Outras espécies também são recomendadas para ambientes com pouca luz:
Complementos para o seu jardim de inverno
Agora que já mostramos algumas opções de plantas para o seu jardim de inverno, também é preciso dos outros componentes que podem incrementar esse espaço: como pedras (seixos) ou brita, areia e outros cascalhos. Além disso, suportes como vasos e outros acessórios também podem fazer parte do seu projeto paisagístico.
Para residências, condomínios, empresas e até apartamentos, não faltam motivos para investir em um jardim de inverno e contratar um paisagista para o seu projeto.
Podemos realizar apenas uma Consultoria Técnica para fazer uma rápida consulta, realizar um Projeto de Paisagismo ou criar Projetos de Arquitetura, com ou sem acompanhamento e/ou execução das obras projetadas.
E aí?
Ficou com interesse em fazer um projeto de paisagismo para a sua casa, empresa ou condomínio?
Entre em contato por Whatsapp pelo número (48) 99963-5999 ou então preencha o formulário de contato.