Fale agora com a Arquiteta!

VARIEDADES
21/06/2018 - Quinta-feira - Paisagismo
Principais cuidados com as plantas no inverno
O frio chegou e muitas plantas precisam de atenção especial para sobreviver a essa época do ano

Com a chegada do inverno em diversas regiões do país, são necessários alguns cuidados não apenas com a saúde humana em geral, mas também com a saúde das plantas. As baixas temperaturas costumam ser agressivas para diferentes espécies, principalmente no Brasil, onde a maioria delas são tropicais. Entretanto, atualmente, a tecnologia ajuda a controlar a temperatura, luminosidade e umidade das estufas, garantindo que diferentes espécies sejam produzidas em todas as estações.

Porém, ainda existem tipos de plantas que sobrevivem melhor ao frio do que outras. Os vegetais têm 80% de seu peso constituído por água e, com as temperaturas baixas, o fluido é afetado e congela as células das plantas. Por isso, para proteger as espécies que ficam expostas a essas mudanças climáticas e fazer com que o seu jardim continue florido o ano todo, alguns cuidados são necessários. Confira:

 

  1. Adube o solo

 Uma das principais preocupações que se deve ter com a planta é garantir que o solo esteja rico em nutrientes. Quanto mais adubada está a terra, mais forte é a planta. Além disso, a adubação é muito importante tanto para áreas internas, como para as externas, pois ajudará a evitar o aparecimento de fungos. É recomendado comprar um adubo que sirva para todos os tipos de plantas, pois os compostos por matéria orgânica, por exemplo, podem ser usados também para alimentar plantas e vasos.

 

  1. Coloque suas plantas dentro de casa

Plantas suspensas na varanda ou dentro de vasos podem ser trazidas para dentro de casa. As que precisam de sol devem ser mantidas mais perto da janela, mas não se esqueça de que, com as temperaturas extremas, as janelas podem ficar frias e, logo, podem danificar sua planta. Mas antes de trazê-las para dentro de casa, certifique-se de que não estejam com pragas, ou com ramos e folhas doentes e mortas.

 

  1. Sem poda no inverno!

 No inverno, são poucas as plantas que florescem e ganham novas folhas. Assim, recomenda-se apenas a poda de folhas velhas que dificultam o crescimento da planta e diminuem sua capacidade de incidência solar. Dê preferência a cortar os galhos secos apenas durante a primavera.

 

  1. Regue abundantemente

 Prefira a rega pela manhã, pois nos períodos da tarde e da noite não há a presença de muita luz solar, o que deixa o solo úmido e facilita o surgimento de pragas. Além disso, regar no período correto permite que haja o derretimento da geada antes da absorção dos raios solares, que provocam queimadura nas folhagens.

 

  1. Cubra suas plantas

 Para proteger as plantas mais sensíveis da geada durante a noite, também é bom se preparar antecipadamente, conferir a previsão do tempo e reservar lonas, mantas especiais e cobertores para cobrir as espécies. Na manhã seguinte, não se esqueça de destampá-las para não gerar uma queimada por conta da incidência dos raios solares. 

No escritório Lúcia Pinheiro Paisagismo e Arquitetura desenvolvemos projetos que incluem a escolha de plantas para cada clima e microclima específicos, escolhendo espécies que se adaptem melhor a cada região do país, bem como ao local onde serão plantadas.

 

Ficou com interesse em fazer um projeto de paisagismo para a sua empresa, condomínio ou residência?

Entre em contato por Whatsapp pelo número (48)99963-5999, ligue para (48) 3244-1293 ou então preencha o nosso formulário de contato.

OUTRAS VARIEDADES