Fale agora com a Arquiteta!

VARIEDADES
22/05/2018 - Terça-feira - Paisagismo
Jardim de chuva: o investimento em biodiversidade
Na busca por tentar resolver problemas de infraestrutura urbana, os jardins de chuva surgem como uma alternativa sustentável para drenagem dos solos.

Em grandes áreas urbanas, parece que tudo é só asfalto, calçadas e concreto. Muitas vezes, o solo é afetado, resultando em fortes enchentes e mudanças climáticas. Por isso, a implantação de jardins de chuva talvez seja uma simples e poderosa solução para este problema de infraestrutura verde, pois é capaz de auxiliar na retenção de água e nos casos de precipitação em diversas regiões do país.

Os Jardins de Chuva atraem diversidade biológica e favorecem o aparecimento de ervas, frutas, flores e das PANCs (plantas alimentícias não-convencionais). Além disso, o jardim de chuva pode ser aplicado tanto em residências (absorvendo a água de telhados, calhas e canos) como também em áreas urbanas, transformando canteiros de concreto em espaços sustentáveis de drenagem através do paisagismo.

 Também conhecidos como Sistema de Biorretenção, esses jardins coletam as águas pluviais e acumulam os excessos. Isso ocorre por meio de aberturas delimitadas entre pedras, areias, plantas e outros elementos, para que o solo se torne mais poroso e possa absorver. Em locais onde a condição geológica é favorável, o jardim de chuva atua como uma bacia de infiltração e alivia os sistemas convencionais de drenagem. Assim, consegue reter poluentes graças à capacidade filtrante das plantas e à presença de micro-organismos, evitando a contaminação das bacias hidrográficas locais.

 Outro fator importante e diferencial desse sistema é que, ao contrário de um canteiro verde comum, as plantas não são prejudicadas com a precipitação. Geralmente, após a chuva, a água fica acumulada muitas horas na superfície do canteiro e danifica as espécies vegetais, que conseguem suportar o solo encharcado apenas por certo tempo, pois não são plantas aquáticas. O jardim de chuva, por outro lado, permite que o solo seja molhado sem alagar.

 Além de sua importância para sustentabilidade e para natureza, o jardim de chuva também é muito versátil esteticamente, já que pode ter diferentes tipos de dimensões. Essa característica faz com que o jardim possa ser facilmente integrado em projetos arquitetônicos ou urbanísticos. Quando criado em calçadas e no desenho urbano da cidade, contribui consideravelmente para o embelezamento de praças e avenidas, aumentando a sensação de bem-estar para os moradores e turistas da região.

 Para condomínios, empresas ou residências, não faltam motivos para investir em um jardim de chuva e contratar um paisagista no intuito de apenas obter uma Consultoria Técnica, um Projeto de Paisagismo, um Projetos de Arquitetura, ou acompanhamento e/ou execução das obras projetadas.

 

E aí? Ficou com interesse em fazer um projeto de paisagismo para a sua empresa, condomínio ou residência?
Entre em contato por Whatsapp pelo número (48) 99963-5999, ligue para (48) 3244-1293 ou então preencha o formulário de contato.

OUTRAS VARIEDADES