Fale agora com a Arquiteta!

VARIEDADES
29/11/2016 - Terça-feira - Paisagismo
Você sabe quais são as plantas purificadoras de ar?
Conheça 14 destas plantas indicadas para eliminar as toxinas dos ambientes!

 

 Algumas plantas cultivadas dentro de casa podem ir além de suas funções decorativas, também possuem a função de purificar o ar. Elas ajudam na absorção de poluentes, como os encontrados em produtos químicos de limpeza. 

Estudos têm demonstrado que, o uso deste tipo de vegetação dentro de casa pode reduzir os níveis de estresse, aliviar a tensão, e até mesmo ajudar a ter uma boa noite de sono.

 

 

 

 Jibóia (Scindapsus aures)


Um bem popular e fácil de ser obtida. É muito resistente e não requer grandes cuidados. Por isso é bastante utilizada em escritórios, comércio e outros locais públicos. É preciso regá-la quando a terra estiver seca. É eficaz na absorção de formaldeído, xileno e benzeno. A planta cresce melhor em temperaturas frias e em baixos níveis de luz solar, sendo capaz de limpar impurezas do ar.

 

Lírio da paz (Spathiphyllum)

 

Esta flor, além de uma beleza singular, é ótima para se ter dentro de casa, visto que não exige muita manutenção e que pode reduzir cerca de 60% os níveis de uma série de toxinas do ar. Os lírios-da-paz são ideais para locais com sombra e temperaturas mais baixas. Se recomenda que ela seja mantida longe de correntes de ar.

Ela ajuda a reduzir os níveis de esporos de fungos que crescem na casa. Nos banheiros, o lírio de paz pode ajudar a manter azulejos de chuveiro e cortinas livre de mofo e a planta pode absorver vapores nocivos do álcool e acetona. 

 

Palmeira-dama (Raphis excels)

Também conhecida como palmeira-ráfia, ela é originária da Ásia e pode chegar a até 3 metros de altura.Seu cultivo é melhor em áreas com temperaturas medianas e sem luz direta. ela se encarrega de eliminar do ar o formaleído, xileno e amoníaco.

 

Espada-de-São-Jorge (Sansevieria trifasciata)

 

De origem africana, é bastante utilizada na decoração de interiores, até por ter a vantagem de sobreviver bem em condições desfavoráveis. É boa para eliminar benzeno, xileno, formaleído e também o toluene e o tricloroetileno.

"Espada-de-são-jorge ou língua de sogra (Sansevieria trifasciata)":

A espada-de-são-jorge tem vários nomes e também funções, como deixar os ambientes mais bonitos e purificar o ar. É o tipo de planta que pode crescer sem muita luz ou água. Também é eficiente na absorção de dióxido de carbono e libera oxigênio durante a noite (enquanto a maioria das plantas faz este processo durante o dia), portanto, ter uma espada-de-são-jorge no quarto pode ajudá-lo a ter um sono melhor. 

 

 

BABOSA (Aloe Vera)

Suas propriedades benéficas vão além de aliviar queimaduras, picadas ou cortes. A planta também é ótima para purificar o ar, pois ajuda na limpeza de poluentes encontrados em produtos químicos de limpeza. Um detalhe curioso é que, quando a quantidade de substâncias nocivas no ar torna-se excessiva, as folhas da planta apresentam manchas em tom castanho.

 

Ivy (Hedera)

É a planta número 1 para se ter dentro de casa devido às suas incríveis capacidades de filtragem de ar, sendo a mais eficaz de todas na absorção de produtos químicos. Trata-se de um tipo adaptável, que pode crescer na parede ou ser colocada no chão, e é perfeita para temperaturas moderadas e luz solar média.

A planta Inglês Ivy é perfeito para aqueles que têm animais de estimação em casa, uma vez que pode reduzir a quantidade de matéria fecal no ar. A planta também é ótimo para uma família com fumantes. A sua capacidade para absorver agentes cancerígenos da fumaça de segunda mão ajuda a purificar pequenas áreas. É também versátil no que diz respeito às condições de crescimento e não exigem muita manutenção.

 

Imbé (Philodendron)

Há vários tipos desta espécie. Os de formato de coração são ideais para áreas internas, pois são fáceis de cuidar e suas videiras são decorativas. Semelhante ao Ivy Inglês, esta planta é particularmente boa para absorver componentes químicos de produtos de limpeza. Se bem cuidada, pode durar por muitos anos. O filodendro prefere água moderada e pouca luz solar.

 

Areca-bambu (Dypsis lutescens)

Uma planta atraente e calmante que está entre as plantas top quando se trata de ar limpo. Bem regada e colocada na sombra ou sob a luz solar indireta, os tipos desta espécie vão florescer e intensificar a paz em sua casa.

Ela libera uma grande quantidade de umidade no ar e é consideravelmente resistente a infestação de insetos.

 

Planta-aranha (Chlorophytum comosum)

A planta de aranha é uma planta comumente encontrada e é aquele que é realmente fácil de crescer. Dentro de apenas dois dias, esta planta pode remover até 90 por cento das toxinas em seu ar interior. As folhas crescem rapidamente e ajudar a absorver substâncias nocivas, como mofo e outros alérgenos por isso é a planta perfeita para aqueles que têm alergia a poeira comuns. Ela também ajuda a absorver pequenos vestígios de formaldeído e monóxido de carbono.

 

Dracena marginata (Dracaena marginata)

Também conhecida como dracena-de-madagascar, é benéfica para a remoção de toxinas do ar, tais como xileno, tricloroetileno e formaldeído. Evite-a se você tem bichos de estimação, porque a planta é tóxica se ingerida.

As folhas longo listrado desta planta pode facilmente prosperar dentro de casa com apenas pequenas quantidades de luz solar e de rega moderada. É uma excelente maneira de eliminar tricloroetileno que vem de solventes e vernizes. Uma única planta pode crescer mais de dez pés de altura, mas poda irá mantê-lo curto, se você preferir.

 

Samambaia-americana (Nephrolepis exaltata)

Como pode ser pendurada na parede, é perfeita para ambientes com pouco espaço.
Estas plantas preferem limpar o ar a partir de um local fresco, com alta umidade e luz indireta. Eles são relativamente fáceis de crescer, mas eles não precisam de ficar úmido.

As samambaias-americanas fizeram e fazem muito sucesso na decoração de interiores, sendo uma das plantas ornamentais mais vendidas no Brasil. Há dúzias de variedades e elas podem ser muito variadas no tamanho, rusticidade, aspecto, cor e textura, entre outras características.  Os vasos devem ser irrigados com freqüência, porém devem ser bem drenados. A alta umidade do ar também as favorece, e pulverizações periódicas são importantes principalmente quando o tempo está seco. 

 

Gerbera margarida (Gerbera jamesonii)

Considerada uma planta formidável, conhecida como purificadora por remover o benzeno, substância conhecida como cancerígena. É também bom para filtrar o benzeno que vem com tintas. Adicione uma a sua lavanderia ou quarto, presumindo que você pode dar-lhe muita luz.

 

Comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia seguine)  

Esta planta necessita de regas regulares, mas com moderação e pouca luz. Indicadas para escritórios, salas de estar e banheiros. Emite alto teor de oxigénio, e purifica o ar interior por produtos químicos, tais como formaldahyde, benzina ou outras toxinas. A seiva da planta é considerado venenoso e é um irritante.

 

Azaleia (Rhododendron simsii Planch) 

A azaleia é um lindo arbusto,que gosta de sol, porém de temperaturas amenas. Filtra muito bem formaldeídos presentes no ar. As flores são variadamente coloridas, brancas, vermelhas, arroxeadas, róseas, simples ou dobradas, surgidas no outono-inverno. São intensamente cultivadas em vasos, bordaduras, em maciços ou grupos, mantidos podados ou não. A poda somente pode ser feita após o período de florescimento. Apreciam solos ácidos e com boa fertilidade.

 

FONTES:

Diyncrafts, Infograficos O Globo, healthyandnaturalworld.

 

 

OUTRAS VARIEDADES