No Brasil, a maioria das obras ainda são feitas em alvenaria, onde o aço e o concreto tomam conta da construção civil. Ao contrário de países como os Estados Unidos e a Finlândia, em que a madeira é valorizada na construção da estrutura de edifícios e residências, por aqui ainda há o pensamento equivocado de que o uso desse material contribui para o desmatamento. Porém, o que muitas pessoas não têm ideia é que seu uso em projetos traz diversos benefícios e gera sustentabilidade.
Atualmente, as indústrias têm tratado de forma mais transparente o processo de plantio e colheita, dando explicações mais claras sobre manejo sustentável. Assim, o uso deste material, desde que feito racionalmente, inclusive pode auxiliar no equilíbrio ecológico. Além disso, o processo de fabricação e tratamento de madeira consome somente 350 quilowatts/hora por metro cúbico, muito menos energia do que comparado a outros materiais, como por exemplo o cimento, que consome 1750 quilowatts/hora para produção de um metro cúbico.
Por ser um material altamente resistente, renovável e relativamente leve, a madeira é utilizada tanto de maneira funcional, fazendo parte da estrutura de casas, ou de maneira decorativa, tomando forma de cadeiras, mesas e outros móveis. Mas com o passar dos anos, diversas técnicas de construção com a madeira foram aprimoradas e novas tecnologias desenvolvidas para aumentar sua resistência ao tempo.
Na arquitetura, a madeira possui características que garantem uma estrutura com isolamento natural, térmico e acústico. Desta forma, uma casa de madeira dispõe de um conforto maior, que é comprovado em qualquer época do ano, quando a manutenção de temperatura é sempre estável. Outro benefício, é que a madeira tem uma baixa emissão de carbono, pois fica armazenada durante todo o tempo de vida da obra.
As peculiaridades desse material transformam cada obra e objeto produzido em únicos e inigualáveis. A diversidade de colorações e suas espécies marcam ainda mais sua exclusividade e seu charme. Entretanto, é preciso estar atento a alguns aspectos referentes à aparência da madeira, observando se não possui fungos, rachaduras ou envergamentos que comprometam sua resistência.
As vantagens da madeira na construção civil são inúmeros, mas se você acha que o material não combina com o estilo do projeto, há a opção de recobri-lo com outros revestimentos. Desse jeito, você pode investir em uma obra com matéria-prima econômica, menor produção de resíduos e com baixo impacto ambiental, sem que o seu imóvel tenha a aparência de uma casa de madeira.
Você tem interesse em fazer um projeto de arquitetura e paisagismo para a sua residência, empresa ou condomínio?
Entre em contato por Whatsapp pelo número (48) 99963-5999, ligue para (48) 3244-1293 ou então preencha o nosso formulário de contato.