Viver em uma zona urbana e, ao mesmo tempo, estar em contato com a natureza é possível? Bem, muitas vezes parece que não, mas esta possibilidade existe graças às varandas verdes. Arquitetos, urbanistas e paisagistas, cada vez mais, têm dado atenção a espaços pouco aproveitados em grandes edificações e aproximado moradores do verde. Com o planejamento ideal, criar um jardim dentro do próprio apartamento torna-se uma solução para muitos problemas.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a quantidade mínima de área verde por pessoa, em uma cidade, seja de 12 m², o que equivale a cerca de uma árvore por morador. Assim, gerar um ambiente de sustentabilidade dentro do lugar onde mora é tão importante e, ao mesmo tempo, fundamental para o alcance do bem-estar e da qualidade de vida. Para cultivar um jardim na varanda do seu apartamento, confira abaixo algumas dicas:
Invista nas plantas mais adequadas
Nenhum jardim verdadeiramente verde está completo sem uma variedade na vegetação. Então, vale a pena priorizar pela escolha de plantas que se adaptem ao ambiente. O aconselhável é dar preferência a espécies que exigem certa luminosidade e circulação de vento. Algumas recomendadas são arbustos como hibisco, ixora, ficus, cróton e moreia, além de trepadeiras como bougainville e alamanda. Vale lembrar também que é essencial considerar o espaço, tempo e orçamento que você dispõe para dar atenção a esse cantinho verde.
Aos cozinheiros
Se as flores não são muito o seu forte, mas você gosta de cozinhar, então por que não plantar algumas ervas e temperos? Para além de deixar um cheiro agradável no cômodo, eles requerem pouca manutenção e podem ser usados em algumas receitas saborosas. Neste local, aposte em vasinhos com manjericão, alecrim, pimenta e sálvia, que combinam com diversos pratos e dão um toque especial aos alimentos.
Embeleze seu jardim com plantas suspensas
Desfrute também de pequenos espaços para instalar prateleiras ou vasos fixados nas grades ou pendurados no teto. Uma ideia interessante é criar uma pequena horta constituída por ervas como hortelã, cebolinha e manjericão. Independente de qual você preferir, essa pequena área verde irá colaborar para tornar seu lar mais aconchegante e ideal para relaxar depois de um dia inteiro de trabalho ou de tarefas do dia a dia.
Use as predes
Como espaço é algo escasso em apartamentos, uma alternativa bacana é utilizar as paredes. Esta estrutura é conhecida como jardim vertical e contribiu para que o ambiente fique ainda mais charmoso. Para fixar o jardim, fixe painéis de madeira, treliça ou materiais improvisados.
Só não esqueça de garantir uma boa drenagem dos vasos e recipientes, evitando um acúmulo de água na parte inferior que faça as raízes das plantas apodrecer e não se desenvolverem.
E aí? Ficou com interesse em fazer um projeto de paisagismo para varandas em seu apartamento, empresa, condomínio ou residência?
Entre em contato por Whatsapp pelo número (48) 99963-5999, ligue para (48) 3244-1293 ou então preencha o formulário de contato.