Com o aumento de consumo de energia e uso de matérias-primas, está cada vez mais difícil suprir todas as nossas “necessidades” de forma eficiente, sem prejudicar o meio ambiente. Para diminuir esse impacto temos duas principais saídas: reduzir o consumo (de modo geral!) ou ainda nos tornar autossuficientes de forma consciente.
O escritório de arquitetura EFFEKT está estudando a melhor forma de viabilizar a segunda opção. A ideia é construir ecovilas independentes, chamadas de ReGen Villages, que não precisam do sistema (principalmente de energia) para se sustentar.
As comunidades ReGen reúnem uma série de tecnologias inovadoras: geração e armazenamento de energia limpa, gerenciamento de resíduos orgânicos e recicláveis, gestão responsável de água e sistemas de reutilização de recursos, além de produção em alta escala de alimentos orgânicos por meio de jardins verticais e sistemas aquapônicos, entre outros benefícios.
“Os moradores da vila desenvolvem um sentido de comunidade, em que as pessoas se tornam parte de um ecossistema local compartilhado, reconectando-se com a natureza”, explica o site da iniciativa.
Com apenas 25 casas, a primeira comunidade do tipo ficará sediada em Almere, na Holanda. Se comprovada a eficácia do projeto, ele poderá ser replicado em cidades do mundo todo! Outros países como Dinamarca, Suécia, Noruega, Estados Unidos, Alemanha, Bélgica e Grã-Bretanha já mostraram interesse. Alguém interessado aqui no Brasil?
Fonte: The Greenest Post
29/agosto/2017