Depois de doze dias de viagem por uma das cidades mais encantadoras da América Latina, a paisagista e arquiteta Lúcia Pinheiro retornou de Cartagena das Índias, na Colômbia, trazendo na bagagem uma rica experiência cultural. “Foi muito inspirador caminhar pelas ruas estreitas do centro histórico, cercado de casas de estilo colonial espanhol. O destaque é para o colorido vibrante das casas e da vegetação exuberante, presente em todos os lugares”, explica.
A arquiteta disse também que, independente do interesse que se tenha, Cartagena das Índias é um destino com opções para todos. Ela aproveitou para aconselhar os que desejam visitar a cidade colombiana: “Caminhe pelas ruas estreitas do centro histórico, aprecie o pôr do sol do alto da muralha, tome um gostoso café colombiano em um dos inúmeros bares sobre as calçadas, registre a beleza da arquitetura com fotos, enfim... permaneça por lá por alguns dias e curta”.
O roteiro programado para viagem contava com pontos turísticos imperdíveis, como a Playa Blanca, as Ilhas Rosário, o Palácio da Inquisição e o Castelo de San Felipe de Barajas, além da Cidade Amuralhada, local que conquistou Lúcia pelo seu charme e história. Mas não só por isso: este ponto turístico também é símbolo de como o home staging pode contribuir para valorização de patrimônios culturais e imóveis em geral.
A Cidade Amuralhada, e o centro histórico de Cartagena como um todo, passaram pela técnica do home staging em suas construções, a qual consiste em redecorar um imóvel antigo para que ele se torne mais atrativo. Assim, com o mínimo de investimento, é possível alcançar o máximo de valorização. “As casas coloniais receberam cores vibrantes em suas fachadas, sacadas com jardineiras floridas, cujo valor atual é quase incalculável”, relata Lúcia.
Por lá, com um processo de revitalização da arquitetura e das praças, o bairro fortaleceu o comércio e o turismo da região, que passou a abrigar bares, clubes de dança, lojas de artesanato e de moda em seus casarões antigos.
Vale lembrar que, a mesma técnica do home staging investida na Cidade Amuralhada seria muito bem-vinda aqui em Florianópolis. Sobretudo porque a capital catarinense é repleta da presença de casas centenárias, fundadas pelos colonizadores portugueses e açorianos. Por isso, muitas construções de Florianópolis serviriam como “matéria-prima” para realizar um trabalho de revitalização e home staging, qualificando imóveis tombados, ambientes de condomínios, empresas e residências.
Já deu para perceber que Lúcia voltou cheia de inspirações para o Brasil, certo? E ainda com muito mais ideias de projetos para a região de Florianópolis. Para quem também tem vontade de conhecer Cartagena das Índias e abastecer a mente com criatividade e motivação, confira abaixo alguns registros da arquiteta, paisagista e amante da fotografia, Lúcia Pinheiro, durante sua viagem à cidade caribenha:
Passeio pelas ruas estreitas do centro histórico de Cartagena com seus bares, restaurantes e, claro, muitas cores.
Lúcia ao lado de uma típica “Palenquera”. Elas são símbolo de Cartagena e andam com vestidos coloridos tradicionais vendendo quitandas pela cidade.
Monumento La Gorda Gertrudis, do renomado escultor Botero, na Praça Santo Domingo.
Centro histórico de Cartagena e a beleza nas ruas, com carros enfeitados e a valorização da vegetação nas casas antigas.
A vida noturna da cidade também é agitada e traz atrações que valroizam a gastronomia e a degustação de drinks.
Catedral de Santa Catarina de Alexandria, erguida orgulhosamente em 1577 no coração do centro histórico da cidade.
E aí? Ficou inspirado também e com interesse em fazer um projeto de arquitetura e paisagismo para a sua empresa, condomínio ou residência?
Entre em contato por Whatsapp pelo número (48) 99963-5999, ligue para (48) 3244-1293 ou então preencha o formulário de contato.