Fale agora com a Arquiteta!

VARIEDADES
08/06/2017 - Quinta-feira - Arquitetura
ACESSIBILIDADE! Veja recomendações para eventual reforma e adaptação de uma residência!
No Brasil o número de idosos cresce mais rápido do que a média mundial, e devemos nos adaptar a esse avanço, de acordo com o IBGE entre 2003 e 2015 o aumento foi de 9,8% para 14,3%

ACESSIBILIDADE - Parte 1

 

No Brasil o número de idosos cresce mais rápido do que a média mundial, e devemos nos adaptar a esse avanço, de acordo com o IBGE entre 2003 e 2015 o aumento foi de 9,8% para 14,3%. Para nos prepararmos para esse avanço precisamos de adaptações e se começa onde o idoso reside, de acordo com a Sociedade Brasileira Ortopedia e traumatologia (SBOT) os acidentes envolvendo os idosos geralmente ocorrem dentro de sua própria casa, o cômodo de maior risco é o banheiro. Os acidentes são causados principalmente por quedas e podem ocasionar fraturas e lesões e o idoso pode necessitar do auxílio de uma cadeira de rodas para se locomover e a sua residência deve oferecer a locomoção adequada e estar adaptada para essa eventualidade.

A seguir algumas recomendações para eventual reforma e adaptação de uma residência.

 

Sala

As poltronas ou os sofás da sala devem se adaptar para que quando o idoso se acomodar nos mesmo para assistir TV ou seja qual for o intuito, tenha a segurança de seus pés tocarem no chão. O uso de tapete não é recomendado, pode ocasionar quedas. Os aparelhos eletrônicos como televisão, rádio, som... devem conter controle remoto evitando que o idoso se desloque.

 

Representação da sala incluindo sofá e poltrona de baixa altura, banquinho de apoio para pés, tv com controle remoto, móvel da TV com gavetas baixas.

 

 

 

Representação sala, com mesa de trabalho adaptada para uso eventual de cadeira de rodas, portas de acesso externo de correr, Tv com controle remoto.

 

 

 

Representação da sala incluindo cotas para o eventual uso de cadeira de rodas.

 

Quarto

 

É fundamental criar um ambiente estimulante para o idoso, recomenda-se a instalação de prateleiras com livros e revistas, mesa de trabalho, um computador com acesso à internet ou até mesmo uma TV em seu quarto para que ele possua um lazer e alegria em sua vida.

A iluminação deve ser abundante e contar com auxiliares como interruptores na cabeceira da cama ou abajures fixos, janelas amplas que permitem a entrada de luz e vento que acompanham cortinas persianas que são práticas, leves e fácies para limpeza e a pintura das paredes em cores claras, é recomendado evitar a cor branca, que pode causar melancolia e tristeza.

A cama deve ser de altura baixa, geralmente com a mesma altura que a cadeira, para que ao sentar o idoso consiga apoiar seus pés no chão facilitando o levantar, o mesmo se repete com a poltrona.

 

Mesa de trabalho adaptada para caldeira de rodas, sofá baixo posicionado em frente a uma Televisão.

 

Representação da cama baixa e confortável, ao fundo poltrona baixa ao lado da mesinha e prateleira para leitura, localizadas no quarto.

Representação de cota com a altura da cama incluindo o colchão, abajur fixo e interruptor da lâmpada principal do quarto (teto).

Representação de cotas na circulação do quarto, as cotas com medidas iguais ou que ultrapassam a exigência mínima da norma NBR 9050 para mais conforto do idoso.

 

Representação de cotas na circulação do quarto, as cotas seguem a exigência mínima da NBR 9050.

 

 

Cozinha

Segundo a Norma, cozinha acessível deve garantir a circulação, aproximação e alcance dos utensílios, a torneira a ser utilizada na cozinha é o modelo de alavanca que permite melhor manuseio e com uma ducha móvel (com mangueira, podendo assim direcionar o jato). A pia deve possuir no máximo 85cm de altura, com altura livre inferior de no mínimo 73cm. A altura mínima do fogão é de 73cm. Os armários devem ser fixados em uma altura entre 50 e 150cm, evitando assim o agachamento ou uso de escada para alcançar um material ou produto. A mesa de jantar deve ter entre 73 a 85cm de altura. Conforme as figuras abaixo: Representações de cotas de altura mínima de aparelho (fogão) e da pia, também a dimensão que deve ter para o giro de 360° em um eventual uso de cadeira de rodas.

 

Representação das cotas com as distancias mínimas exigidas na norma NBR 9050 e as consideradas ideais que trazem maior conforto na circulação da cozinha.

 

Representação de uma cozinha adaptada para um eventual uso de cadiera de rodas, com um conjunto de armários, aparelhos, mesa e pia de baixa altura.

 

Representação pia com ducha móvel com mangueira para facilitar a lavagem, o mesmo possui recurso de direcionamento de jato.

 

Representação  de cotas de dimensões mínimas para uma mesa adaptada para o eventual uso de caideras de rodas.

 

 Banheiro

O banheiro é o local mais perigoso para a terceira idade, nele procure instalar barras de apoio, visando evitar quedas durante o banho, barras também ao redor do vaso sanitário para auxílio ao se levantar e ao sentar. O banheiro preferencialmente no piso térreo da casa.

A torneira e o chuveiro são recomendados os modelos que possuem o registro de alavanca, que facilita o manuseio e a regulagem, dentro do box recomenda-se a instalação do banquinho, que permite a segurança para o idoso lavar os pés na hora do banho.

Os espelhos devem ser fixados com a inclinação de 10%, sendo assim, mesmo a pessoa estando sentada consegue visualizar seu corpo por inteiro.

Instrua o idoso a secar os pés sentado, os “tapetinhos” não são seguros e nem oferecem a fixação necessária.

As barras de apoio devem ter garantia de segurança, para isso recomenda-se que seja de um fabricante com certificado ISO 9001:2008

 

Representação de cotas de dimensões para instalações de peças de apoio.

 

 

Representação de cotas para o banheiro, incluindo peças de apoio (barras), peças ceramicas (pia, vaso sanitario) e utencilios (espelho, saboneteira, toalheiro, papeleira e cabide), peças hidraulicas e também as dimensões para rotação de 360° em eventual uso da cadeira de rodas.

 

Representação de barras de apoio na parte interna do box, para auxilio no banho.

 

Representação de barras de apoio na parte interna do box, para auxilio no banho.

 

Representação de barras de apoio, para auxílio ao levantar e sentar no vaso sanitário.

                                                                   

__

 

Fonte: reformolarmorandosemgranapessoacomdeficienciaaedesenhocliquearquitetura3arquiteturanoticias.uol

 

 

OUTRAS VARIEDADES