Em Florianópolis, a presença da natureza, com vegetação e mar, tem grande importância na qualidade de vida das pessoas. As belas paisagens naturais se misturam a uma arquitetura modernista e contemporânea, ao mesmo tempo, às influências de base açoriana materializadas em alguns bairros da cidade. Por isso, falar em paisagismo na capital, é algo essencial, tanto por sua essência, quanto pela valorização da natureza existente.
A cidade é cercada por cerca de cem praias e por vegetações bem variadas – de Mata Atlântica, restingas e manguezais. Em decorrência disso, muitos empreendimentos são projetados em conjunto com as características físicas ou simbólicas do ambiente da capital catarinense, atraindo, assim, investidores e compradores preocupados com o bem-estar. Além disso, em uma época em que o meio ambiente tem espaço reduzido nas áreas urbanas, ter ar puro e tranquilidade na cidade, é fator diferencial para quem mora na região.
Há uma crescente conscientização, por parte de moradores em relação à necessidade de obter saúde física e mental com conforto e contato com a natureza de forma sustentável em condomínios, empresas e clínicas. Assim, o paisagismo ganha lugar na região, fazendo parte da vida das pessoas em ambientes empresariais e residenciais.
Em casas e apartamentos, o paisagismo tem forte presença nas áreas de convivência e descanso, sendo vantajoso, sobretudo, pela valorização dos imóveis. Condomínios e prédios podem ter projetos de captação de água da chuva para irrigação e operações de limpeza, contabilização de consumo de energia e a instalação de vagas especiais para carros com redução da emissão de poluentes e espaços para bicicletários para quem decidir por esse meio de transporte.
Além desses aspectos, Floripa conta com um clima subtropical e lugares exuberantes, que pela quantidade de ilhas e relevos de solo trazem inspiração para paisagistas em projetos destinados a Jardins Tropicais, utilizando, na maioria das vezes, espécies nativas da Mata Atlântica nos projetos de empreendimentos da cidade. Um dos principais requisitos a serem levados em consideração em projetos devem levar em consideração quais são as plantas ideais para áreas comuns e privadas de edificações pluri, unifamiliares ou comerciais.
Para a paisagista e arquiteta, Lúcia Pinheiro, que tem longa carreira e experiência no ramo em Florianópolis, “[…] o reconhecimento da importância do paisagismo é mais percebido em alguns bairros e em outros menos. Um dos maiores desafios é disseminar o valor desse serviço para a qualidade de vida das pessoas e seu custo-benefício na hora de vender um imóvel. Ainda há uma percepção de que custa carro ter um jardim atrativo a partir de um projeto, então é preciso desmistificar isso, pois a nossa flora nativa em Florianópolis é muito rica e forma belíssimos jardins com baixo custo”.
Para condomínios, empresas ou residências, não faltam motivos para se contratar um paisagista no intuito de apenas obter uma Consultoria Técnica, um Projeto de Paisagismo, um Projeto de Arquitetura, ou acompanhamento e/ou execução das obras projetadas.
E aí? Ficou com interesse em fazer um projeto de paisagismo para a sua empresa, condomínio ou residência?
Entre em contato por Whatsapp pelo número (48) 99963-5999, ligue para (48) 3244-1293 ou então preencha o formulário de contato.