Fale agora com a Arquiteta!

VARIEDADES
10/07/2017 - Segunda-feira - Arquitetura
7 construções com jardim em evidência!
Arranha-céu, museu e prédio residencial prezam pela sustentabilidade na arquitetura! Fonte: CasaVogue
23 mil árvores para reduzir o carbono no ar

Sustentabilidade é um assunto cada vez mais presente na vida das pessoas contemporâneas. Isso porque, após o boom do capitalismo e, consequentemente, do lixo gerado pelo consumismo, as pessoas estão cada vez mais buscando alternativas para uma vida mais consciente. Incluindo, claro, a saúde habitacional.

 

7 construções com jardim em evidência (Foto: Divulgação)




Mesmo com projetos arquitetônicos intermináveis, as construtoras cada vez mais buscam saídas para implementar o verde nos terrenos e até na extensão vertical, no caso de falta de espaço. Disso surgem arranha-céus, museus e apartamentos que prezam pela presença de plantas e flores para auxiliar na limpeza do ar. Além de trazer um pouco de cor para as cidades globais transformadas em uma verdadeira selva de pedra. Aqui, Casa Vogue separou sete projetos para ficar de olho!

 

Arranha-céu é todo coberto por plantas

Arranha-céu em Singapura é todo coberto por plantas (Foto: Divulgação)

Projeto do escritório WOHA, na região de Tanjong Pagar, o Oasia Hotel Downtown é opção verde de hospedagem em Singapura. A construção, claro, surpreende, mas não só pela estrutura vermelha vazada. O prédio de 27 andares adota mais de 21 espécies de trepadeiras para cobrir toda a fachada do arranha-céu.

23 mil árvores para reduzir o carbono no ar

Com 23 mil árvores, prédio foi projetado para reduzir o carbono no ar (Foto: Reprodução)

Ousado prédio residencial assinado pelo arquiteto Vincent Callebaut, conhecido por suas causas ecológicas, traz 23 mil árvores plantadas nos 20 andares (ao todo são 42 apartamentos). O jardim vertical criado fica no meio do bairro de Taipei City, em Taiwan, e ainda tem no teto da construção mais de mil metros quadrados para abrigar painéis de energia solar.


Primeira floresta vertical asiática

Primeira floresta vertical asiática produzirá 60 kg de oxigênio por dia (Foto: Divulgação)

As torres elaboradas pelo escritório de arquitetura de Stefano Boeri possuem 600 árvores altas, 500 de porte médio e 2500 plantas em cascata, contemplando 23 espécies da região de Nanquim, na China. A Nanjing Green Towers é o primeiro passo para os investimentos na arquitetura verde e ajudarão a regenerar a biodiversidade local, além de absorver 25 toneladas de CO2 e produzir 60 kg de oxigênio por dia.

Primeiro arranha-céu de Tolouse já tem arquitetura verde

Tolouse, na França, recebe seu primeiro arranha-céu (Foto: Divulgação)

Assinado por Daniel Libeskind, a Occitanie Tower, ou "torre de jardim", é o primeiro arranha-céu de Toulouse, na França. A torre possui 150 metros de altura e 40 andares é toda coberta por árvores.

 

Prédio de Nouvel tem maior jardim vertical

One Central Park (Foto: Divulgação)

Pode não parecer, mas é uma construção residencial. O condomínio One Central Park, em Sydney, é dividido em duas torres, a mais alta com 166 metros de fachada e a outra com 64,5 metros, ambas cobertas com 190 tipos de plantas australianas e 160 espécies vegetais exóticas. Quem assina a construção ousada é o botânico francês Patrick Blanc.


Jardim cria experiência sensorial

Jardim cria experiência sensorial (Foto: Rory Daniel/ Far East Organizati)

Mais um projeto em Singapura, do escritório DP Architects. O edifício residencial de dez andares apresenta plantas verticalmente e também dentro dos apartamentos, que variam entre 70 m² e 150 m².


 

Museu com telhado de grama

O museu holandês Museu Biesbosch  reabre ao público (Foto: Ronald Tilleman / divulgação)

E quem disse que projetos verdes se restringem aos arranha-céus? O Biesbosch Museum, na Holanda, com arquitetura de Marco Vermeulen, resolveu o problema de zonas de retenção de água do país recortando o terreno em volta e recolocando o verde no telhado. Gerando assim uma mini ilha visual, camuflada na paisagem.

 

fonte: Casa Vogue

OUTRAS VARIEDADES